quarta-feira, 24 junho , 2026

Celesc nas Escolas: a energia que transforma atitudes dentro e fora da sala de aula

FOTOS Celesc Divulgação Notisul

Tempo de leitura: 4 minutos

Até outubro de 2025, o projeto Celesc nas Escolas já iluminou o caminho de 27.758 alunos em 54 cidades catarinenses, entre elas Criciúma, Sombrio e Araranguá. A iniciativa de responsabilidade social da Celesc leva conhecimento sobre o uso consciente e seguro da energia elétrica, despertando consciência, segurança e cidadania dentro e fora da sala de aula.

Aprendizado que desperta e transformaCelesc nas Escolas transforma atitudes e promove segurança em 54 cidades catarinenses

O som das cadeiras, das risadas e da curiosidade das crianças dá lugar a uma aula diferente — uma conversa sobre segurança e responsabilidade. O que começa como uma palestra termina como um aprendizado para a vida.

“O Celesc nas Escolas tem como objetivo ensinar as crianças a economizar energia e compreender que ela é um bem público, que não pode ser furtado. Mas, principalmente, o projeto promove educação sobre segurança elétrica”, explica Regiane Marlene Dias, assessora de Responsabilidade Social da Celesc.

Somente no primeiro semestre de 2025, mais de seis mil crianças foram impactadas pelas atividades. Em cada visita, teoria e prática se misturam em experiências que unem ciência e cidadania.

Na Escola Municipal Pascoal Meller, em Criciúma, o entusiasmo dos alunos foi imediato.

“Eles acharam muito bacana. A demonstração dos equipamentos de segurança foi a parte de que mais gostaram. Puderam vestir as luvas, conhecer os EPIs e entender sua importância”, contou a orientadora pedagógica Simone Carvalho da Silva.

O aprendizado logo se reflete no comportamento: “Depois das palestras, eles lembram os colegas de desligar as luzes ou não mexer nas tomadas. São pequenas atitudes, mas significativas”, completa Simone.

O aluno Miguel Elíbio, de 10 anos, aprendeu a importância de desligar os aparelhos ao sair de casa. Já Luan Guimarães, de 11, se encantou com os experimentos:

“Eles mostraram como o choque é perigoso. Queimaram uma salsicha! Foi muito legal e aprendi que energia não é brincadeira.”

Quando a escola encontra o mundo realCelesc nas Escolas transforma atitudes e promove segurança em 54 cidades catarinenses

Em tempos de redes sociais e desafios perigosos, a educação também precisa abordar novos riscos. No Colégio Unesc, em Criciúma, turmas do 8º ano participaram do projeto para discutir o uso seguro da eletricidade e os perigos de práticas populares entre adolescentes.

“Os alunos usam muito o celular e nem sempre com cuidado. A vivência prática com EPIs mostrou o risco real do mau uso da energia”, afirmou a diretora Marcela Gava da Silva.

A professora Viviane Mottin, de Ciências, reforça:

“A presença dos técnicos trouxe o olhar prático de quem vive o setor elétrico, conectando o conteúdo de sala com o cotidiano. Foi um aprendizado muito efetivo.”

A aluna Rafaela Bartolomeu Moreira, de 13 anos, levou a lição para casa:

“Eu parei de usar o celular enquanto carrega. Contei para minha família, e todos ficaram surpresos. A gente fazia coisas que não sabia que eram perigosas.”

Em Sombrio, a EEF Darcy Ribeiro também recebeu a equipe, reforçando o compromisso da Celesc em formar multiplicadores de conhecimento em todo o Estado.

Energia que educa, protege e inspira

O técnico de segurança Emerson Manoel Custódio, instrutor do projeto, destaca o impacto das atividades práticas:

“Usamos maquetes e simulações para mostrar como a energia chega até as casas. A dinâmica da salsicha, que representa um choque elétrico, impressiona as crianças e fixa o aprendizado.”

“Muitas delas contam que já levaram choques em casa. Saímos das escolas com a sensação de esperança em um futuro mais seguro e consciente”, afirma.

O gerente regional da Celesc em Criciúma, Marcelo de Vila Oliveira, reforça que o projeto está em constante expansão:

“O Celesc nas Escolas incorpora novos conteúdos e atualizações do setor elétrico. Queremos ampliar o alcance e fortalecer a conscientização sobre o uso responsável da energia.”

Além das lições de segurança, o projeto desperta valores de sustentabilidade e cidadania.

“As crianças entendem que economizar energia é também cuidar do planeta, já que a geração elétrica depende da água e de outros recursos naturais”, explica Emerson.

Em novembro, o projeto retorna a Criciúma, com atividades programadas na Escola Municipal Pascoal Meller, no Sesc e na Abadeus, reforçando o compromisso da companhia com a educação e a segurança no Sul de Santa Catarina.

Como participar

Escolas interessadas em receber o projeto podem enviar solicitação para o e-mail: asrs@celesc.com.br, informando o nome da escola, município, endereço completo, professor responsável e contato.

Continue lendo

Horóscopo desta quarta-feira: veja a previsão para todos os signos

IMAGEM IA Notisul TEMPO DE LEITURA: 5 minutos O céu desta quarta-feira, 24 de junho, traz uma energia voltada para o equilíbrio emocional, os relacionamentos e...

Turismo rural na Serra do Rio do Rastro aproxima visitantes da vida no campo em Lauro Müller

FOTO UNITVSC Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 6 minutos Trocar a correria das cidades por uma roda de chimarrão ao redor do fogão, colher ovos no...

Alho roxo do Planalto Catarinense conquista Denominação de Origem e amplia lista de IGs de SC

FOTO Epagri Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 6 minutos Santa Catarina alcançou a marca de 12 Indicações Geográficas (IGs) reconhecidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial...

CCJ aprova programa de solidariedade veterinária para ampliar apoio a animais em SC

FOTO Divulgação, Notisul TEMPO DE LEITURA: 4 minutos A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, nesta terça-feira (23), o...

Pelo Estado – Governo anuncia investimento em energia no Meio Oeste 

 O Governo de Santa Catarina, por meio da Celesc, entregou oficialmente um dos maiores pacotes de obras de infraestrutura energética da história de Santa Catarina. Com aporte de R$ 93 milhões para a região de Treze Tílias, foram inauguradas uma subestação de energia e duas linhas de distribuição. As melhorias atendem a uma demanda antiga da indústria Tirol, que agora tem mais segurança energética para expandir sua produção de laticínios e gerar 100 vagas de emprego. A Subestação Catanduvas também teve sua capacidade ampliada. Os investimentos integram o Plano de Desenvolvimento Energético para a Indústria Catarinense, iniciativa lançada em 2023, que investe R$ 404 milhões em obras para ampliar o fornecimento de energia elétrica e o setor produtivo poder expandir negócios. Destes recursos, R$ 325 milhões são do...

Força-tarefa intensifica acolhimento a pessoas em situação de rua durante onda de frio

FOTO PMT Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos Com o objetivo de reforçar as ações de proteção e acolhimento às pessoas em situação de rua...

OAB Criciúma realiza congresso estadual para debater uso da inteligência artificial na advocacia

IMAGEM Divulgação, Notisul TEMPO DE LEITURA: 5 minutos A OAB Subseção Criciúma promove no próximo dia 9 de julho o primeiro Congresso Estadual de Inteligência Artificial...

Amigos do Pé de Pato e Tomba Lata disputam a final da Taça Metalúrgica Zok em Morro Grande

FOTOS PMG Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos Chegou a hora de conhecer o campeão do Campeonato de Futebol Suíço do Clube Resenha, em Morro...